Associação António Fragoso

Memória, Cultura, Excelência, Inovação

Memória, Cultura, Excelência, Inovação

Associação António Fragoso

Preservar o legado de António Fragoso

A Associação António Fragoso (AAF) é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada em Janeiro de 2009.

Esta instituição foi criada por um conjunto de familiares de António Fragoso, que não quiseram ver esquecido o singular património artístico e cultural, deixado pelo compositor, que faleceu prematuramente aos 21 anos num País em que as referências de música clássica são tão raras.

A sua missão é deixar a totalidade do legado de António Fragoso, devidamente estudado, revisto, publicado e gravado, permitindo assim que a sua memória e a sua obra perdurem no tempo e constituam um valioso património para as gerações vindouras.

Busto de António de Lima Fragoso - Compositor (Pocariça, Portugal)

Os seus principais objetivos são o estudo, revisão, edição e a ampla difusão das obras musicais e literárias deixadas por António Fragoso, incluindo obras inéditas.

Os seus corpos sociais da AAF são maioritariamente formados pelos familiares de António Fragoso, nomeadamente 4 dos seus sobrinhos e vários sobrinhos-netos deste compositor.

Quem somos

A equipa da AAF

PRESIDENTE

Eduardo J. Fragoso Martins Soares

VICE-PRESIDENTE

Mª Isabel Fragoso M. S. Valente Pires

DIRETOR EXECUTIVO

Evaristo Neto

CONSELHEIRO TÉCNICO

José Andrade Campos

CONSELHEIRA TÉCNICA

Alexandra Gomes

Mais de uma década ao serviço da cultura portuguesa

Visita dos alunos e professores do Conservatório de Música da Póvoa de Varzim à Casa de António Fragoso - 2023

Desde a sua fundação, há mais de uma década, a Associação António Fragoso (AAF) assentou a sua atividade na premissa de que “um compositor só se torna conhecido se a sua música for tocada assiduamente.”

Para cumprir a sua missão, a AAF tem centrado a sua atividade na edição de discos, livros e partituras, na realização de concertos ao vivo e na criação e apoio a diversos agrupamentos musicais. Nos seus concertos, para além da música de Fragoso, tem-se tocado obras de outros compositores a quem todos consideramos imortais.

O ensino da música tem sido outra das suas apostas. O seu Departamento de Ensino está ligado à criação de duas escolas de música: a Academia de Música António Fragoso e a Academia Internacional de Música Aquiles delle Vigne.

A atividade da AAF inclui também a realização de eventos variados, como encontros, colóquios, seminários e collegium de compositores.

O nosso trabalho

A AAF em números: 2009-2019

0

Concertos

0

CD's

0

Agrupamentos Musicais Residentes

0

Artistas

0

Orquestras

0

Collegium de Compositores

0

Vídeos

0

Documentário

0

Livros

0

Protocolos

0

Professores

0

Alunos

Menções e Distinções

2017

Associação António Fragoso

Placa e Diploma de Reconhecimento e Mérito do Município de Cantanhede.

2018

Associação António Fragoso

A Assembleia da República votou por unanimidade um Voto de Saudação pelo trabalho em prol do compositor António Fragoso.

2021

Eduardo Fragoso Soares, Presidente da AAF

Prémio de Reconhecimento e Mérito do Município de Cantanhede pelo desempenho em prol da divulgação da Obra de António Fragoso e da Cultura do Concelho.

Um olhar para o futuro: caminhos para a internacionalização e Mecenato

Assinatura do protocolo de doação do Espólio de António Fragoso à Universidade de Coimbra
Adesão da Associação António Fragoso ao Centre Europeén de Musique

Após um intenso trabalho de consolidação da vida e obra de António Fragoso em Portugal, a Associação António Fragoso (AAF) tem agora os olhos postos no futuro, que passa pela consolidação do nome e obra deste compositor a nível internacional e pela criação de protocolos de mecenato em favor da Associação.

Novos protocolos e parcerias permitem à AAF concretizar a sua missão e prosseguir com a sua atividade com vista à integração e conquista de novos públicos nacionais e internacionais, mantendo vivo o legado de António Fragoso e a vocação da AAF para a produção, promoção e criação musical e para o ensino da música.

Atualmente a Associação António Fragoso tem a seu favor dois Diplomas de Mecenato, que lhe permitem desenvolver a sua programação cultural e reabilitar a Casa de António Fragoso, recentemente integrada na Rede Europeia de Casas e Museus de Artistas e Compositores.

Desde 2021 a AAF é também um membro do “Centre Européen de Musique”, o que lhe dá a oportunidade de trilhar novos caminhos internacionais.

Mecenato, Apoios e Parcerias

Quer apoiar a AAF ou desenvolver atividades em conjunto?

Contacte-nos para marcar reuniões, pedir informação ou para nos enviar a sua proposta.

Juntos criamos mais valor

Os nossos Parceiros e Apoios