Agrupamentos Musicais
A arte de tocar emoções e evocar memórias através da música
A arte de tocar emoções e evocar memórias através da música
Os Agrupamentos Musicais da Associação António Fragoso
A Associação António Fragoso (AAF) adoptou uma estratégia de criar os seus agrupamentos musicais, tendo em vista assegurar a sua função de divulgação da obra de António Fragoso.
O objetivo é, aos poucos, criar novos agrupamentos musicais com estilos ecléticos, que tocam Fragoso, mas não só.
Atualmente existem na AAF quatro agrupamentos:
Big Band | Swing & Blues
Orquestra OPUS 21
A Orquestra OPUS 21 foi o primeiro agrupamento musical a ser criado no seio da AAF.
É um agrupamento de sopros e de percussão, especializado em músicas dos anos 20 a 50, que está inserido na Academia de Música António Fragoso, uma das secções do Departamento de Ensino da Associação António Fragoso.
Atualmente, a Orquestra OPUS 21 é constituída por 12 elementos, dirigidos pelo Maestro Evaristo Neto.
Este agrupamento musical, que começou como uma big band, é já considerado uma notável Orquestra e é a única com estas características no centro do país, tendo já habituado o público a excelentes concertos.
Do seu repertório fazem parte as mais belas canções portuguesas, Swing & Blues, e peças de diversos compositores como Gershwin, Liszt e Stravinsky, entre tantas outras propostas musicais.
Música Erudita
Pro Musica Antiqua
O Ensemble Pro Musica Antiqua é um agrupamento de metais composto por oito jovens músicos, dos quais o mais novo tem 11 anos e o mais velho tem 19 anos.
Este agrupamento é dirigido pelo Maestro Evaristo Neto.
Jazz
Four Mallets
Os Four Mallets são um agrupamento de Jazz cujos músicos, formados (todos com altíssimas notas) pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto, se especializaram em lâminas, tocando marimbas e vibrafones, frequentemente acompanhadas por outros instrumentos como bateria e contrabaixo.
Esta formação experimental assume-se como uma residência artística colectiva na área do jazz.
Criado na Associação António Fragoso (AAF), este combo de jazz é liderado pelo percussionista Tiago Baptista, também performer multidisciplinar, ao qual se associam os músicos Ricardo Coelho, Duarte Ventura e Eduardo Cardinho.
Os músicos dos Four Mallets compõem sua própria música, oferecendo ao público um som diferente dos que é habitual ouvir neste tipo de concerto.
Improvisação e Poesia
O Som das Palavras
O Som das Palavras nasceu na AAF por iniciativa de dois jovens músicos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto.
Juntando a improvisação do vibrafone e o canto jazz, este agrupamento musical proporciona viagens musicais inspiradas na poesia de autores de língua portuguesa.
Com O Som das Palavras, o público é frequentemente surpreendido pelas criações musicais de Tiago Baptista (Vibraphone) e Joana Alhau (Voz).
Encomenda e Agendamento de Concertos
Vamos fazer música juntos!
Contacte-nos para:
– Conhecer melhor os nossos músicos e agrupamentos musicais.
– Saber quais as caraterísticas técnicas de cada concerto (logística, rider técnico, etc.).
– Pedir informações detalhadas sobre cachets e orçamentos.
– Conhecer a nossa disponibilidade para agendar um concerto.
– Saber mais sobre a nossa programação.